Parabéns Salmourão

por Paulo Sergio Cordeiro publicado 17/02/2022 21h35, última modificação 17/02/2022 21h37

No livro A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas, de Enie Squef e Helder Perri Ferreira (2003), nosso município recebe a seguinte definição:

 

Na definição do dicionário Aurélio, salmourão seria “o solo resultante da decomposição parcial da mica e do feldspato”. A esse tipo de terreno, a sabedoria popular acrescentou a expressão massapê – “terra formada por cretáceos, preta” (também segundo o mesmo dicionário).

Ambos, ou seja, o “salmourão-massapê, constituiria uma terra apropriada para a cultura de cereais em geral, mas para o café em particular. Seria essa a origem do topônimo.”

 

Durante os esforços de colonização de nossa região foi fundada em 1942, pelo Senhor Max Wirth, a Vila Massapé como ponto de apoio para os colonos que se distanciavam da estrada de rodagem e precisavam de um ponto de apoio urbano para a nova colonização.

Já em 24 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 233 o povoado de Massapé, já sob o nome de Salmourão, foi elevado a categoria de Distrito.

E, finalmente, depois de apresentar pedido junto a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o distrito foi elevado à categoria de município em 18 de fevereiro de 1959 com a denominação de Salmourão, através de Decreto Lei Estadual nº 5285. O município foi efetivamente instalado em 01 de janeiro de 1960.

Diante de nossa história e fiel aos ideais de todos aqueles que lutaram pela emancipação de Salmourão, a CÂMARA MUNICIPAL DE SALMOURÃO reafirma seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do município e pela melhoria da qualidade de vida de seu povo.

Pedimos a Deus que, pela intercessão de nossos padroeiros São João Batista e Santa Luzia, abençoe o nosso município e todas as pessoas que aqui residem ou residiram e que possuem um carinho especial por Salmourão.